Veja qual foi o primeiro cenário no simulado histórico de desastres que acontece em Jaraguá do Sul neste domingo (18)

Foto: Reprodução
A manhã deste domingo (18) começou com movimentação intensa na Barra do Rio Molha, em Jaraguá do Sul, onde foi realizado o primeiro cenário do Simulado Geral de Gestão de Desastres de Santa Catarina. A ação, coordenada pela Defesa Civil estadual e executada em mais de 250 municípios, inclui cenários realistas com o objetivo de treinar equipes e envolver a população em situações de risco.
Por volta das 8h40, uma enxurrada seguida de deslizamento de terra foi simulada na Rua Ana Zacko, na Barra do Rio Molha, desencadeando a ativação imediata do Grupo de Resposta a Ações Coordenadas (GRAC). Em poucos minutos, equipes da Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, Secretaria de Obras, Assistência Social, Jeep Clube e o Gerar estavam no local para executar os procedimentos de emergência.
Rua interditada e moradores levados para abrigo provisório
Às 9h10, os primeiros levantamentos apontaram que 44 casas foram atingidas pelo deslizamento simulado. Diante do risco de novos deslizamentos, a rua está sendo evacuada e os moradores estão sendo conduzidos ao abrigo provisório instalado no Parque Municipal de Eventos. Até o momento, 10 pessoas já foram acolhidas no local pela equipe da Secretaria de Assistência Social.
O cenário inclui também a simulação de uma vítima soterrada, acionando o protocolo de busca e resgate, em que os Bombeiros Voluntários atuam com o apoio técnico e logístico dos demais órgãos envolvidos.
Enquanto as ações de resposta continuam, o trânsito na Rua Walter Marquardt — no trecho entre o Komprão e a Ponte da Argi — permanece interditado, e a orientação é para que motoristas utilizem rotas alternativas.
Parte do maior simulado de desastres da história do Brasil
Este é apenas o primeiro de vários cenários previstos ao longo do dia dentro do simulado estadual, que envolve cerca de 250 mil pessoas em todo o estado. Em Jaraguá do Sul, as ações locais integram o esforço estadual para colocar Santa Catarina na liderança nacional em prevenção e gestão de riscos.
A iniciativa também coincide com os 52 anos de atuação da Defesa Civil de Santa Catarina, reforçando o compromisso com a construção de comunidades mais seguras, preparadas e resilientes diante de eventos climáticos cada vez mais frequentes.
A população jaraguaense tem papel essencial neste processo, contribuindo diretamente para testar a eficiência dos planos de contingência e fortalecer os laços entre o poder público e a comunidade em situações de emergência.
Defesa Civil emite alerta
A Defesa Civil está enviando alertas aos moradores para avisar sobre o simulado, a fim de que não haja qualquer tipo de pânico. A mensagem diz que o exercício é “para sua segurança” e pede: “Mantenha a calma”.
