Mundo | 21/04/2025 | Atualizado em: 21/04/25 ás 15:29

Santa Catarina no centro da fé

Três cardeais catarinenses vão participar do conclave que elegerá o novo Papa

PUBLICIDADE

Santa Catarina no centro da fé: três cardeais catarinenses vão participar do conclave que elegerá o novo Papa

A Igreja Católica está prestes a viver mais um capítulo histórico com a realização do conclave que definirá o novo Papa. E Santa Catarina, tradicional reduto da fé cristã no Brasil, terá um papel de destaque nesse momento decisivo. Três cardeais nascidos em solo catarinense, mas atualmente em missão pastoral em diferentes estados brasileiros, estão entre os sete brasileiros aptos a participar da escolha do novo Pontífice. Mais do que eleitores, eles também são elegíveis e podem receber votos para assumir o posto mais alto da hierarquia católica.

De acordo com as normas do Vaticano, apenas cardeais com menos de 80 anos de idade têm permissão para votar no conclave. Essa regra garante que os participantes estejam em plena capacidade de discernimento, espiritual e físico, para uma decisão tão relevante para os mais de um bilhão de fiéis ao redor do mundo.

Entre os destaques catarinenses, dois nomes chamam atenção pela trajetória marcada pelo comprometimento com causas sociais e projetos de evangelização. Eles representam não apenas a força da Igreja no Brasil, mas também o olhar voltado para os mais necessitados, algo que vem sendo cada vez mais valorizado no perfil do líder máximo da Igreja.

Além disso, o Brasil se posiciona como uma das nações com maior representação no conclave, ao lado de potências católicas tradicionais. Os sete cardeais brasileiros com direito a voto demonstram a importância da Igreja Católica no país, que possui uma das maiores populações católicas do mundo.

À medida que o conclave se aproxima, cresce a expectativa não só entre os religiosos, mas também entre os fiéis, que acompanham com fé e esperança a definição daquele que guiará os rumos da Igreja nos próximos anos. Independentemente do resultado, o fato de três catarinenses estarem entre os protagonistas desse momento histórico já coloca o estado em evidência no cenário religioso global.

O mais novo é Dom Jaime Spengler, de 64 anos, natural de Gaspar. Atualmente é arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Desde 2013 atua na capital gaúcha sendo responsável por 158 paróquias da região metropolitana. Dom Leonardo Steiner tem 74 anos e é natural de Forquilinha, no Sul do Estado. Ele é o atual arcebispo de Manaus (AM) e foi o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Já Dom João Braz de Aviz tem 77 anos e é natural de Mafra, Norte do Estado. Foi Arcebispo Metropolitano de Brasília, mas teve atuação destacada no Vaticano, onde por 14 anos foi prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Cris Badu

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV Notícias – Jaraguá do Sul, ville e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br