Pioneirismo: WEG e Senior criam primeiro robô autônomo com tecnologia 100% brasileira

Foto: Senior Sistemas/Divulgação
A cidade de Jaraguá do Sul, reconhecida por seu protagonismo industrial em Santa Catarina, foi palco de uma importante inovação tecnológica apresentada durante a Intermodal 2025.
As multinacionais WEG, de Jaraguá do Sul, e Senior Sistemas, de Blumenau, revelaram, pela primeira vez, os resultados de uma parceria estratégica que integra o robô móvel autônomo WEG Mobile Robot (WMR) ao sistema de gerenciamento de armazéns WMS da Senior. Essa união marca um avanço sem precedentes no setor intralogístico com tecnologia totalmente desenvolvida no Brasil.
O WMR, desenvolvido pela WEG, foi projetado para se adaptar com rapidez a diferentes ambientes industriais e centros de distribuição. Utilizando inteligência artificial, o robô navega de forma autônoma, selecionando rotas e recalculando caminhos em caso de obstáculos. Classificado como robô colaborativo, o equipamento possui certificações que garantem segurança operacional conforme os padrões mais exigentes do setor.
Pedro Havranek do Nascimento, chefe de vendas da WEG, destacou que o robô nasceu com o propósito de elevar a eficiência nas próprias unidades da empresa, incluindo a fábrica de Jaraguá do Sul.
“A WEG tem como propósito desenvolver tecnologias e soluções para contribuir na construção de um mundo mais eficiente e sustentável. Foi com base nesse propósito que o WMR surgiu, com foco total em dar um salto na eficiência operacional em nossas próprias fábricas, através da eliminação da movimentação desnecessária de pessoas e da movimentação autônoma e segura de materiais, contribuindo com ergonomia e diminuição da fadiga dos colaboradores. Desde 2023, amos a disponibilizar essa tecnologia para nossos clientes, com retornos de investimento (ROI) tipicamente inferiores a 18 meses.”
Automatização e diferenciais
A integração com o WMS da Senior amplia ainda mais os benefícios. Joelma Vieira, head de Logística da Senior Sistemas, enfatizou que a solução é flexível e rápida de implementar, unindo o melhor da robótica com a inteligência dos sistemas de gestão. Já Anderson Benetti, executivo da Senior, explicou que a movimentação de itens no armazém, antes feita manualmente por operadores, agora é automatizada pelo WMR, otimizando o fluxo logístico e liberando os colaboradores para atividades de maior valor agregado.
“O nosso WMS gera ondas de separação que orquestram a movimentação dos produtos dentro do armazém logístico. Quando um pedido é feito, o WMS aciona um separador via coletor de dados, que pega o item e o leva até outro ponto. O WMR da WEG vem para automatizar essa movimentação, substituindo a etapa que o separador faria ao percorrer o centro de distribuição. O robô assume a tarefa, transportando o item de maneira eficiente e sem a necessidade de intervenção humana”,
Mais produtividade e menos desgaste físico: as vantagens do robô
Na fábrica da WEG em Itajaí (SC), onde a tecnologia já é utilizada, colaboradores percorriam mais de 9 km por dia. Com a introdução dos robôs, esse esforço físico foi drasticamente reduzido, resultando em mais produtividade e menos desgaste físico.
Outro diferencial é a autonomia do robô, que opera por até 10 horas contínuas com recarga em 90 minutos. O equipamento é modular e pode receber órios como braços robóticos, esteiras e prateleiras, adaptando-se às necessidades específicas de cada operação.
Durante a Intermodal, os visitantes acompanharam demonstrações em tempo real e puderam interagir com as tecnologias. Além disso, representantes da WEG e da Senior conduziram a palestra “Logística 4.0: Automação e Sistemas de Gestão Transformando o Setor”, discutindo tendências e soluções práticas.
Como isso impacta sua vida?
Para quem vive em Jaraguá do Sul, esse avanço representa não apenas o orgulho de ter uma gigante local como a WEG na vanguarda da tecnologia nacional, mas também a perspectiva de um mercado de trabalho mais qualificado e operações industriais mais eficientes na região.