Jaraguaenses encontram uma das cobras mais perigosas do país no quintal de casa
O mais seguro é acionar imediatamente a Fujama ou o Corpo de Bombeiros

Foto: Redes Sociais/Arquivo Pessoal
Moradores de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, levaram um susto ao se depararem com uma cobra impressionante no próprio quintal: uma jararaca gigante, com cerca de 1,20 metro, foi encontrada sobre uma pilha de telhas. A cena causou pânico, já que a espécie é conhecida como uma das mais perigosas do país.
O resgate foi feito pelo biólogo Gilberto Ademar Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), que confirmou: trata-se de uma Bothrops jararaca, a mesma cobra responsável por mais de 70% dos acidentes com serpentes venenosas em Santa Catarina.
Com aparência ameaçadora e altamente venenosa, a jararaca costuma viver em áreas de mata próximas a regiões urbanas, alimentando-se principalmente de roedores. Sua picada pode causar dores intensas, inchaço, bolhas, necrose e até falência renal.
A orientação para casos como esse é clara: nada de tentar capturar ou matar o animal, as cobras neste caso. O mais seguro é acionar imediatamente a Fujama ou o Corpo de Bombeiros, um o errado pode ter consequências sérias.
Saiba mais além das cobras: Ciclismo: Atleta de Jaraguá do Sul é campeão na 4ª etapa do estadual

Felipe Junior
Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.