Segurança | 19/05/2025 | Atualizado em: 19/05/25 ás 09:10

Deputado propõe que SC seja o primeiro estado do Brasil com emergência policial via WhatsApp

PUBLICIDADE

Foto: Pexels/Pixabay

Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) propõe a criação de um canal oficial de atendimento, via WhatsApp, com as polícias Militar e Civil do estado. A ideia é oferecer à população um meio adicional de contato com os serviços de segurança pública, funcionando 24 horas por dia.

De autoria do deputado estadual Matheus Cadorin (Novo), o texto prevê que o canal seja utilizado para situações de emergência, especialmente em casos onde não seja possível acionar o telefone convencional, como nas ocorrências de violência doméstica. A proposta foi protocolada e já ou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), devendo agora seguir para outras comissões antes de ser submetida à votação em plenário.

Segundo o parlamentar, a proposta não substitui o número 190, mas visa complementar o atendimento oferecido atualmente. “Milhões de catarinenses usam o WhatsApp como principal meio de comunicação. Por que não utilizar essa ferramenta para salvar vidas?”, questiona Cadorin.

Resposta mais rápida

Entre as funcionalidades apontadas como diferenciais do aplicativo, estão o envio de mensagens de texto, imagens, vídeos e localização em tempo real — recursos que podem contribuir para uma resposta mais rápida por parte das autoridades policiais.

Outro aspecto destacado no projeto é a ibilidade. O canal proposto poderá facilitar o atendimento a pessoas com deficiência auditiva ou de fala, para quem a comunicação via texto pode ser mais viável.

A iniciativa acompanha a tendência nacional de digitalização dos serviços públicos e insere Santa Catarina em um movimento de modernização da segurança pública. Se aprovado, o projeto poderá ampliar o o da população aos órgãos de segurança, com foco na agilidade, inclusão e atendimento mais humanizado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV Notícias – Jaraguá do Sul, ville e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br