Das 26 mil cavernas brasileiras, quantas estão escondidas em Santa Catarina?

Foto: Divulgação / Vale Europeu Catarinense
O Brasil acaba de alcançar um marco fascinante: já são mais de 26 mil cavernas registradas oficialmente em todo o território nacional. Só no último ano foram identificadas 2.668 novas cavernas — um crescimento de 11,41%.
O dado foi divulgado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), faz parte do Anuário Estatístico do Patrimônio Espeleológico Brasileiro 2023-2024.
Mas se o país conta com tantas cavernas, quantas delas estão em Santa Catarina? São mais de 220! E formações já conhecidas, como a Caverna de Botuverá e as grutas da Ilha de Santa Catarina mostram que o estado também tem muito a oferecer quando o assunto é espeleoturismo.
Belezas escondidas em nosso subsolo catarinense
Embora não esteja entre os estados com maior número de cavernas, Santa Catarina possui formações notáveis que atraem turistas e pesquisadores. Vamos a algumas delas?
Caverna de Botuverá
Considerada a maior caverna do Sul do Brasil, a Gruta de Botuverá está localizada a cerca de 112 km de Florianópolis. Possui aproximadamente 1.200 metros de extensão e diversos salões com até 20 metros de altura. Suas formações de estalactites, estalagmites, cortinas e colunas calcárias são resultado de milhões de anos de processos naturais.
Aberta à visitação, integra o Parque das Grutas de Botuverá, que possui infraestrutura turística e recebe visitantes o ano todo, com agendamento e acompanhamento de guias.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Mais conhecida por seu uso religioso e turístico, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, une fé e natureza. Além de seu valor espiritual, o local preserva características geológicas de grutas formadas pela ação da água em rochas calcárias.

Grutas de Nova Trento
No município de Nova Trento, algumas grutas naturais compõem o cenário montanhoso da região, incluindo a Gruta de Nossa Senhora de Fátima. São locais que misturam tradição religiosa com a paisagem natural de morros e mata atlântica.
Cavernas Marinhas da Ilha de Santa Catarina
A Ilha de Santa Catarina, onde está situada Florianópolis, abriga diversas furnas de abrasão marinha e cavernas de blocos em áreas costeiras. Entre as mais conhecidas estão:
- Furna do Matadeiro, com o por trilhas costeiras;
- Gruta das Feiticeiras, envolta em lendas locais;
- Toca da Baleia, entre as praias do sul da ilha.
Esses locais são ados por trilhas ou por embarcações e fazem parte do ecossistema costeiro preservado da capital catarinense.
Como isso impacta sua vida?
Para quem vive em Santa Catarina, especialmente em cidades próximas a essas formações, a valorização das cavernas representa mais do que um atrativo turístico: é uma oportunidade de fortalecer a economia local, promover a educação ambiental e preservar a biodiversidade regional.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.