Azeite falso? Duas marcas são proibidas no Brasil por irregularidades; veja quais

Foto: Freepik
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (20), a proibição da fabricação, comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de duas marcas de azeite de oliva no Brasil: Alonso e Quintas D’Oliveira. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e visa proteger os consumidores de produtos com origem e composição desconhecidas.
Marcas de azeite proibidas pela Anvisa
As marcas Alonso e Quintas D’Oliveira foram alvo da proibição devido a irregularidades identificadas em suas rotulagens e falta de informações sobre a procedência dos produtos. A empresa responsável pela embalagem, Comércio de Gêneros Alimentícios Cotinga Ltda., apresenta um CNPJ inexistente na base de dados da Receita Federal, o que levanta suspeitas sobre a legalidade das operações.
Além disso, análises anteriores realizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) detectaram a presença de outros óleos vegetais não identificados na composição desses azeites, caracterizando fraude e representando riscos à saúde dos consumidores.
Como identificar azeites de qualidade
Para evitar a aquisição de produtos irregulares, o Mapa recomenda aos consumidores:
- Desconfiar de preços muito abaixo da média de mercado;
- Verificar se a empresa está registrada no Mapa;
- Consultar a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa;
- Evitar a compra de azeite a granel;
- Atentar-se à data de validade e aos ingredientes contidos no rótulo;
- Optar por produtos com a data de envase mais recente.
Caso tenha adquirido azeites das marcas Alonso ou Quintas D’Oliveira, interrompa o uso imediatamente e busque a substituição do produto, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. Denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, indicando o local de compra.
Como isso impacta sua vida?
A proibição dessas marcas de azeite pela Anvisa destaca a importância de estar atento à procedência dos produtos que consome. Adquirir azeites de fontes confiáveis e verificar as informações no rótulo são medidas simples que podem evitar riscos à saúde e garantir a qualidade dos alimentos em sua mesa.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.