Filme catarinense com Bruna Linzmeyer vence prêmio no Festival de Cannes 2025

Divulgação/Novelo Filmes
O filme brasileiro “Virtuosas”, dirigido por Cíntia Domit Bittar e estrelado pela atriz catarinense Bruna Linzmeyer, foi vencedor do prêmio “Goes to Cannes” no Marché du Film 2025, evento de mercado do Festival de Cannes.
A produção, filmada em Florianópolis em agosto de 2024, mistura suspense, humor ácido e terror, e aborda o universo dos retiros cristãos femininos. O prêmio inclui um aporte de €10.000 oferecido pelo estúdio espanhol Sideral Cinema, especializado na venda e distribuição de filmes independentes internacionais.
O filme foi um dos cinco selecionados via edital do Ministério da Cultura para compor o programa “Vai para Cannes” (Goes to Cannes), espaço oficial do mercado que traz a curadoria de filmes em processo (work-in-progress) e em pós-produção, elaborada por cinco festivais mundiais.
Carreira de sucesso
Bruna Linzmeyer iniciou sua carreira artística aos 16 anos, quando se mudou para São Paulo para estudar teatro. Desde então, tem se destacado por sua atuação em novelas, filmes e peças teatrais, além de seu ativismo em causas feministas e LGBTQIA+.
Ao filmar “Virtuosas” em Florianópolis, Bruna celebrou a oportunidade de trabalhar em seu estado natal, expressando sua alegria nas redes sociais: “Que honra filmar na minha terra, em Santa Catarina, com essas mulheres gigantes”.
Como isso impacta sua vida?
A participação de Bruna Linzmeyer em Cannes com um filme rodado em Florianópolis é motivo de orgulho, e mostra que o talento regional tem vez no cenário mundial. Além disso, a história da atriz é um lembrete poderoso de que grandes conquistas podem nascer aqui, nas nossas montanhas e vales.
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.